Mário Roberto Ferreira Lima

Mário Roberto Ferreira Lima

Mário Roberto Ferreira Lima é camocinense, nascido em 29/07/1978, filho da dona de casa Carmélia Marques Ferreira Lima (in memoriam) e do torneiro mecânico Mário Rubens Ferreira Lima.
Concluiu os estudos do antigo 2º grau na modalidade Curso Pedagógico, no então Colégio Estadual Padre Anchieta (hoje Colégio Estadual Professor Ivan), em 1995. Pouco tempo depois, prestou concurso para Professor de Educação Básica no Município de Camocim, sendo aprovado aos 19 anos de idade. No ano 2000, após idas e vindas diárias para fins de estudo na cidade de Sobral, concluiu o Curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, instituição por onde concluiu também o Curso de Especialização no Ensino de Matemática (ano de 2004).
Após aprovação em mais um concurso público para o cargo de Professor de Educação Básica no Município de Camocim (ano de 2003), assumiu as funções de Diretor Geral da Escola de Ensino Fundamental Natália Albuquerque Lopes (2005 a 2008) e de Diretor Geral da Escola de Ensino Fundamental Francisco Ottoni Coelho (2009 a 2011), obtendo, no ano de 2011, o título de Especialista em Coordenação Pedagógica e em Gestão Escolar pela Faculdade Evolução.
Entusiasta das causas sociais, optou por cursar uma segunda graduação. O curso escolhido foi o de Serviço Social, realizado no período de 2007 a 2011, através da Universidade Anhanguera Uniderp, oportunidade que abriu portas para que atuasse como Assistente Social no Município de Coreaú (ano de 2012), como Tutor do Curso de Serviço Social na Universidade Anhanguera (anos de 2013 e 2014) e como Coordenador Acadêmico da Universidade Anhanguera – Polo Camocim (anos 2015 e 2016).
Motivado pela luta por direitos, enfrentou mais uma jornada formativa, o Curso de Direito através da Faculdade Luciano Feijão (período de 2015 a 2019), sendo aprovado no início de 2020 na prova da Ordem dos Advogados do Brasil.
Dentre diversas atuações no campo socioeducacional, foi presidente do Conselho Municipal do FUNDEB (anos 2007 a 2009) e membro da Comissão Municipal do Sindicato APEOC (2015 a 2021), onde assumiu a Presidência a nível local no período de Setembro de 2019 a Janeiro de 2021.
Apesar de tantas experiências, nenhuma marca mais a sua caminhada do que a militância no campo religioso, mais especificamente nas fileiras da Igreja Católica onde atua como agente de pastoral desde o ano de 1995. No ano de 2006, mais especificamente no dia 15 de setembro, casou-se com a enfermeira Myrna Sotero Fonseca, na Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes.
Alcançado pela certeza de que Deus, em sua misericórdia, chama quem Ele quer para revelar a Sua imensa bondade, tem exercido funções eclesiais como as Coordenações Paroquial e Diocesana da Renovação Carismática Católica e desempenhando serviços nas comunidades como Ministro da Palavra, sempre levantando bandeiras a favor da vida, da fraternidade e da solidariedade, com atuação nas Paróquias São Francisco das Chagas e Bom Jesus dos Navegantes (em Camocim / Diocese de Tianguá).
Na esfera política, foi candidato a Vice-Prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) no ano de 2016, projeto que, apesar de não lograr o êxito esperado naquela ocasião, o motivou ainda mais para a militância partidária. No ano 2020, após disputar pela primeira vez uma vaga para a Câmara Municipal de Vereadores, foi eleito com 1.232 votos pelo Partido Comunista Brasileiro (PC do B), sendo o 4º mais votado no referido pleito em Camocim.
Adotando na política o lema Renovação e Compromisso, o Professor Mário Roberto procura viver sua ação política motivado pelos ideais de transparência e de participação social, levantando bandeiras como a defesa da gratuidade e da qualidade na educação e na saúde públicas, na perspectiva de lutar por um Camocim mais próspero, mais justo e mais feliz.